NECESSIDADE: Excesso de débitos e sem tempo ou condições para cobrar.
SERVIÇO: Cobrança e recuperação do crédito ao cliente.
Devido a pandemia é cada vez maior o número de inadimplentes. Lojistas e comerciantes necessitam de realizar seus protestos e cobrança. O ato de protestar uma dívida é algo comum e até rotineiro das empresas. Depois, o comerciante vai em Juízo e processa seu devedor, como ultima ratio para obtenção de seu crédito. Na verdade, tempo é dinheiro. O Credor tendo que correr atrás do devedor, e contrata um ou mais funcionários para perseguir a dívida em aberto.
A João Neto Advocacia esta aqui para isso. Sem custos diretos com encargos trabalhistas, a assessoria do escritório terceiriza o negócio de cobrança, enquanto que o Cliente foca-se na solução de seu empreendimento.
O momento econômico que o país enfrenta é um desafio a mais na luta para manter a saúde financeira de um negócio em dia. Oscilações e instabilidades, aliadas à alta competitividade do mercado, podem ser fatores decisivos e provocar rombos significativos nas finanças das empresas. Mas, para além disso, existe outro ponto que tem se tornado bastante comum e, em muitos casos, longe de ser intencional: a inadimplência. E é neste ponto que uma assessoria de cobrança atua. Quando pensamos nas assessorias de cobrança, a primeira lembrança que vem à cabeça é a imagem de salas cheias de pessoas ligando insistentemente para os devedores, não é? Essa ideia de que elas são empresas que só realizam milhares de ligações é equivocada quando paramos para observar todo o processo por trás de cada contato. Por causa de sua complexidade, a assessoria de cobrança precisa de um planejamento estratégico correto e do amplo conhecimento por parte dos gestores para que seu potencial de resultado seja atingido. Para ajudar você a entender melhor como as assessorias de cobrança funcionam e quais são os processos ideais para esse tipo de negócio, separamos neste artigo TUDO o que precisa saber sobre elas. Em tempos de instabilidade econômica, o risco da inadimplência ronda o pensamento de qualquer gestor. Para negócios baseados em pagamentos recorrentes, então, enfrentar uma porcentagem alta de clientes que deixam de pagar em dia pode virar uma grande dor de cabeça. As empresas precisam lançar mão de estratégias para reduzir a inadimplência e acompanhar de perto os fatores que podem colocar em risco o seu fluxo de caixa. Mas e quando o atraso no pagamento se torna um problema sem solução à vista? Quando é o momento certo de cobrar um cliente? É possível resolver tudo internamente ou vale a pena contratar uma empresa de cobrança? Se essas perguntas fazem parte da rotina de sua empresa, continue lendo esse texto. Já demos aqui no blog as 5 dicas para sua empresa fechar um bom acordo com um cliente inadimplente. Porém, às vezes, a inadimplência ultrapassa as ferramentas que estão ao alcance imediato de um gestor e exige que novas providências sejam tomadas. Então, nesses momentos, a dúvida que paira é "devo contratar uma empresa de cobrança ou posso desenvolver minha equipe para executar essa atividade?". Para ajudar nessa decisão, vamos ver a seguir as vantagens e desvantagens de cada caso. Se a inadimplência é um risco alto para a saúde financeira de sua empresa, então pode ter chegado a hora de avaliar a possibilidade de contratar uma assessoria de cobrança. Essa pode ser uma saída eficiente para os casos crônicos de inadimplência, para as dívidas antigas, ou para quem trabalha com tickets mais elevados. Uma empresa especializada em cobrança ou uma assessoria de cobrança atua na tentativa de recuperar o máximo do valor inicial devido pelo cliente.Com o mesmo objetivo, algumas empresas optam por internalizar esse serviço de cobrança. Isso é possível de ser feito de duas formas: tanto com uma equipe própria, quanto com uma equipe terceirizada. Para se ter uma ideia, dados divulgados pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), o número de brasileiros endividados, em fevereiro de 2018, era estimado em 61,7 milhões. O valor representa 40,5% da população adulta e, em comparação com o mesmo mês de 2017, o crescimento no número de endividados foi de 2,71%. E se tem clientes finais endividados, toda a cadeia produtiva paga por isso, inclusive as empresas, que deixam de receber. Sabendo que o número é crescente e, tendo consciência de que este é um problema sobre o qual nenhum empreendedor está imune, contratar uma assessoria de cobrança é fundamental para, mais que diminuir o número de inadimplentes e arrecadar recursos de maneira eficaz, assertiva e sem sobressaltos, oferecer ao cliente uma maneira de se reorganizar financeiramente, quitar dívidas e voltar a ter crédito. Dessa forma, além de manter o equilíbrio financeiro do seu negócio, você também cria e estreita uma relação de confiança com o seu cliente.
Diferentemente de apenas ter uma equipe destacada dentro da empresa para realizar cobranças, a assessoria é um serviço terceirizado e especializado, responsável por cobrar os clientes para que efetuem os pagamentos de valores devidos à credora, após o vencimento de cheques e duplicatas. Mas, além de efetivamente realizar a cobrança, a assessoria de cobrança se preocupa com o relacionamento comercial, que envolve a negociação, seja ela antes, seja depois dos vencimentos, bem como a manutenção dos clientes e a imagem da empresa no mercado. Ou seja, a assessoria de cobrança funciona, claro, como o próprio nome sugere, como um serviço que tem a função de cobrar o que é devido, mas realiza essa negociação com a preocupação de recuperar o relacionamento de confiança com o cliente, enxergando-o como alguém que poderá manter negócios e gerar lucro para a empresa em novas oportunidades. Por meio desse trabalho, são definidas estratégias para saber quando avançar em cada fase da cobrança e também a planejá-la mesmo antes do vencimento. Manter a saúde financeira do negócio é um desafio cada vez mais complexo. A alta competitividade no mercado, a crise econômica que o país vivencia e, principalmente, a inadimplência dos clientes podem significar um grande rombo às finanças da empresa. É nesse contexto que contratar uma assessoria de cobrança torna-se fundamental para diminuir o número de inadimplentes e arrecadar recursos de maneira eficaz. Pensando nisso, preparamos o post de hoje para destacar a importância desse serviço e mostrar bons motivos pelos quais você deve implementá-lo em seu empreendimento!
SOLUÇÃO PROFISSIONAL: Uma empresa com atuação 100% focada nesse objetivo tem como principal vantagem o oferecimento de seu know-how. De modo geral, esse fornecedor é especialista na execução de processos e pode utilizar as melhores técnicas no sentido de localizar e abordar um cliente inadimplente. Muitas dessas empresas de cobrança oferecem uma prestação de serviço segmentada em nichos de mercado. Além disso, esse fornecedor também está habilitado a prestar uma consultoria sobre os melhores canais a serem utilizados, de acordo com cada perfil de público. Outra vantagem que deve ser considerada é que, ao terceirizar um serviço de cobrança, não há necessidade de fazer gastos com a montagem de uma estrutura física e tecnológica para a realização dessa tarefa. Também não é preciso investir na contratação e treinamento de uma equipe. Sendo assim, uma empresa que enfrenta hoje uma elevada taxa de inadimplência, ao contratar um prestador de serviço especializado em cobranças, terá mais tempo para se dedicar à sua atividade-fim e também para desenvolver estratégias de negócios voltadas para a resolução desse problema de forma definitiva. Se o pesadelo da inadimplência ronda hoje sua empresa.
João Neto
Advogado
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FONTES:
blog.valorem.com.br
blog.assertivasolucoes.com.br
blog.capitaldocbrasil.com.br
blog.superlogica.com
decisaosistemas.com.br