NECESSIDADE: Cobrança terceirizada e negociação de débitos atrasados na minha empresa.
SERVIÇO: Terceirização de serviços de cobrança tradicional auxiliando nos acordos e negociações com o devedor.
Em muitos casos, para empresas que estão começando, ou não pretendem expandir sua infraestrutura, não podem adquirir máquinas e computadores e nem destinar recursos para contratação de profissionais, a terceirização é a melhor alternativa. Esta é uma necessidade que surge para reduzir os gastos e, dessa forma, adquirir uma competitividade maior no mercado. A terceirização é a melhor saída para que esteja sofrendo com a inadimplência.
A terceirização é oportuna principalmente quando o serviço demandado exige uma qualificação maior e não faz parte do escopo de atividades principais de uma empresa. Por exemplo, em uma agência de marketing, há a necessidade de se contratar profissionais que possam lidar com os serviços administrativos e financeiros. Como nenhum dos sócios e colaboradores presentes são capacitados para tais tarefas, a terceirização destas atividades é a melhor saída.
O termo terceirização se aplica quando uma empresa contrata outra para realizar determinados serviços em vez de contratar funcionários próprios. Até a publicação da nova lei, esse tipo de contratação era restrita às chamadas atividades-meio, aquelas que não estão diretamente ligadas à atividade-fim do negócio. Agora isso mudou. Por exemplo: se até pouco tempo uma empresa jornalística podia terceirizar serviços de limpeza para manter suas instalações sempre limpas e organizadas, hoje, além disso, ela pode contratar outra empresa para produzir suas reportagens. Tanto contratar terceiros como oferecer essa possibilidade a empresas maiores permite ao seu negócio ampliar horizontes.
Para evitar que a inadimplência prejudique os resultados e a saúde financeira da empresa, o ideal é começar a cobrar os clientes assim que o atraso é identificado. Tradicionalmente, muitas empresas enviam correspondência para seus clientes, com o intuito de informar sobre a pendência e o valor atualizado com juros e multas. Em muitos casos, o envio de cartas é feito para informar que, caso a dívida não seja paga, o cliente será cadastrado em órgãos de restrição de crédito (como SPC e SERASA).
Veja a terceirização como uma verdadeira parceira para o seu negócio fazer mais e melhor, ser mais eficiente e produtivo. Assim, o pequeno comerciante terá ganhos importantes na gestão do tempo, podendo se dedicar ao crescimento da sua empresa.
SOLUÇÃO PROFISSIONAL: Os serviços advocatícios são voltados para prática de assessoria jurídica, abrangendo a intermediação na cobrança de valores para os pequenos e médios comerciantes. A advocacia poderá auxiliar também, quanto aos acordos extrajudiciais para este pequeno empreendedor, pois ir para mesa de negociação, sem observar a legislação, principalmente a proteção e defesa do consumidor (CDC), trará grande problemas ao cidadão/fornecedor de produtos e serviços. Os acordos poderão ser entabulados e homologados diante do Judiciário, garantindo mais visibilidade, publicidade e certeza que a negociação não será passível de discussão posterior e nem por recurso, tudo para se manter firme a negociação acertada pelo empresário e o consumidor. Além disso, desde que não haja acordo extrajudicial, a advocacia deverá adentrar as vias judicias para cobrança dos ativos, sem perder mão de um bom acordo durante o trâmite processual.
João Neto
Advogado
contato@jnjur.com.br
www.jnjur.com.br
FONTE:
blog.controlle.com
blog.contaazul.com
smartbill.com.br